30 de jun. de 2011

Time Sife Ceut representará o Piauí em competição Nacional

Empreendedorismo. Solidariedade. Aprendizado. Estes são alguns dos conceitos que fazem parte da formação do Time SIFE Ceut. Desde 2004, jovens universitários empregam suas habilidades em comunidades carentes do Piauí. Além disso, a equipe participará de mais uma edição do campeonato nacional da SIFE Brasil, que será realizado entre os dias 12 a 17 de julho em São Paulo.

A instituição Students in Free Enterprise – SIFE incentiva e estimula pessoas a utilizarem suas habilidades para empregar em um negócio lucrativo. Além de aprenderem noções de empreendedorismo e contribuírem para o desenvolvimento econômico e social de sua comunidade.

No Piauí, a equipe formada por jovens universitários, tornou-se bicampeã na Exposição Nacional SIFE Brasil. A competição Nacional acontece anualmente e reúne todos os times SIFE do Brasil. Na oportunidade, os estudantes apresentam as ações sócio-econômicas desenvolvidas no decorrido ano.

O presidente do Time SIFE CEUT, Esdras Negreiros, acredita que os projetos elaborados pelo time são bem aplicados e reconhecidos, porque o time procura fazer a diferença e mudar a realidade de várias pessoas. "Grandes projetos levam um bom tempo para que tenham plenas condições de apresentarem um resultado satisfatório. A SIFE CEUT é formada por alunos e, em grande parte, trabalhadores profissionais que procuram mudar a realidade de várias pessoas, tanto socialmente quanto economicamente", ressalta Esdras.

Segundo um dos componentes da equipe, Ramon Patrese, a instituição o ajudou a compartilhar suas experiências com comunidades carentes. “A SIFE me ajudou muito como pessoa. Pois foi através do time que pude aprender a utilizar os conceitos de liderança e empreendedorismo em prol de pessoas necessitadas”, afirma o estudante. Para o estudante Nadyson Felipe, a SIFE ensina na prática conceitos de liderança. “Entrei no SIFE com metas profissionais, com o passar do tempo, fui me envolvendo com ações sociais. Além disso, o time me estimulou a ser um líder cada vez melhor”, acrescenta Felipe.

AÇÕES INOVADORAS E DE SUCESSO

Para o Campeonato Nacional, a equipe apresentará três projetos, que mudaram a realidade de algumas comunidades de Teresina e de Palmeirais. Sendo eles:

Lar da esperança


Através do funcionamento de uma pequena fábrica de vassouras de garrafa PET, o time tem procurado ajudar pessoas soropositivas, que são atendidas no Lar da Esperança. A instituição atende cerca de 21 moradores, porém pacientes temporários, que não possuem nenhuma fonte de renda fixa. Além disso, a sede enfrenta dificuldades quanto a alimentação, manutenção e nas relações interpessoais.

Por meio da pequena fábrica de vassouras de garrafas PET, o time tem conseguido parcerias na doação de produtos de limpeza, roupas e auxílio técnico. A equipe também promove dinâmicas de grupo, bazares e assistência jurídica. Com isso, a instituição tem alcançado aumenta na renda e melhorado a auto-estima dos pacientes.

Projeto Palmeirais

O Time Sife Ceut, através da Prefeitura Municipal de Palmeirais, desenvolverá um centro de produção para extração do Pequi, Bacuri, Buriti e Caju. O projeto tem como objetivo proporcionar qualidade de vida e incentivo econômico à população da cidade, além de fomentar a cultura e o turismo na região.

O grupo conta com o apoio do engenheiro agrônomo do SENAR, Sr. Miranda, que auxilia o time. E na oportunidade tem compartilhado experiências e informações aos produtores. Os produtores serão agraciados com cursos de capacitação, visando estimular o espírito empreendedor de cada um deles.

O Projeto Palmeirais também conta com o apoio do Governo Estadual, por meio da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo - SETRE e da Embrapa.

CARREIRA S/A

A comunidade Kolping, localizada na zona Norte de Teresina, em parceria com o time SIFE, promove o projeto CARREIRA S/A. O projeto, que já foi destaque em educação de liderança para jovens da capital, foi totalmente remodelado e será desenvolvido em novo escopo. Neste ano, a SIFE tem incentivado a transformação social, por meio de práticas empreendedoras na comunidade, preparando os jovens para a inserção no mercado de trabalho.

O Carreira S/A é um programa de sucesso e já capacitou mais de 1.500 pessoas ao longo desses anos. Para este ano, estima-se que 2000 pessoas serão capacitadas. E atualmente, o projeto está em execução em dois segmentos: SINE (Cursos de técnicas em vendas e atendimento ao publico, e oficinas de currículo e comportamento na entrevista) e Buenos Aires (Cursos de Operadores de Caixa, Atendimento ao Publico, e Rotinas Administrativas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário