5 de set. de 2011

III Edição do Salipa reúne arte e cultura em Parnaíba

"O Piauí está mergulhado na cultura. E cultura é tanto o poema de um escritor como o beiju de Dona Maria”, declarou o escritor Cineas Santos durante a realização da terceira edição do Salão do Livro de Parnaíba – Salipa.
A partir das 14h no auditório Porto das Barcas, os leitores de Parnaíba conferiram a palestra do jornalista e escritor, Kenard Kruel. Além disso, o Salipa oportunizou ao público um espaço de encontro entre leitor e escritor, por meio de Bate Papo Literário, com os escritores Wellington Soares e Aldenora Cavalcante.


Com apenas 17 anos de idade, Aldenora Cavalcante é um exemplo para os jovens parnaibanos. Durante o evento, a estudante apresentou seu segundo livro, intitulado “Ventura”. “Eu não sou escritora, pretendo ser uma. Estou feliz em participar do Salipa pela primeira vez, porque nos dá a oportunidade de conhecer de perto o leitor e vice-versa. Porque muitas vezes, o público só conhece as palavras do escritor, mas não o escritor”, enfatiza Aldenora.
O público também assistiu a apresentação da banda musical, Theregroove – Soul Band de Teresina. E até domingo (4), o público poderá conferir a exposição e lançamento de livros; Bate papo literários; Oficinas de dança, teatro e de desenho e apresentações musicais.

“Cultura é poder”

Com a palestra: “A Cultura encarada como investimento”, o escritor Cineas Santos defendeu que a cultura não é produzida pela natureza, mas pelo próprio homem. Além disso, o escritor argumentou que a cultura brasileira há muito tempo tem sido utilizada como adereço pelos governantes. “O problema é que a cultura nunca foi tratada como prioridade neste país”, disse Cineas.
O escritor que se intitula: “O camelô da poesia dos outros”, finalizou a palestra, afirmando que somente através da cultura e da educação que o país mudará a sua realidade.

“Um país se faz com homens e livros”

Com esta frase do escritor Machado de Assis e com o tema: “Ler é tudo de Bom”, o Salipa está levando ao povo parnaibano arte, cultura, educação e principalmente a valorização da história e dos personagens do Piauí.
A Feira é uma realização da prefeitura de Parnaíba, através da Fundação Quixote (Entidade Realizadora do Salão do Livro do Piauí - Salipi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário