15 de mar. de 2010

Reflexão

Coragem, jornalistas!


"Perder o medo é se atirar no escuro, enfrentando o desconhecido", afirmou Léa Waider. O maior inimigo do homem é ele próprio. A profissão de jornalista segundo Felipe Pena é um ato de coragem e de luta contra um dos sentimentos que mais afetam os homens: o medo. O medo do desconhecido é o que mais assusta qualquer pessoa. Grandes navegadores enfrentaram mares nunca dantes navegados para enfrentar este sentimento que é próprio do homem, mas que atrapalha muitas vezes em suas conquistas.

O autor do livro Teoria do Jornalismo descreve o medo do desconhecido como algo que impulsiona o homem a querer exatamente o contrário, ou seja, conhecer, descobrir e investigar. Na profissão de jornalista não é diferente.

O profissional anseia compreender as fontes, as imagens que lhe são entregues. E para transmitir as notícias ao público, é preciso investigar cada fato, ir para lugares de difícil acesso, às vezes em meio à guerra. Com o desejo de combater seus próprios medos e cumprir sua maior missão: informar com qualidade e credibilidade. O jornalista deve agir como um gladiador, lutando cotidianamente contra os desafios que lhe são impostos, para que a informação chegue a lugares inóspitos.

Um filme interessante, cômico e incrível, elaborado em plena Segunda Guerra(1939-1945), O Grande Ditador de Charles Chaplin, mencionou as atitudes propagadas por ditadores e governos tiranos. A liberdade foi censurada. Os meios de comunicação foram utilizados para difundirem idéias totalitárias. E o rádio acabou sendo o principal recurso de divulgação destas ideias.

Atualmente, vivemos em um país democrático, em que a imprensa possui uma liberdade, ainda que restrita e tendenciosa de informar fatos a população. Afinal, muitos lutaram, para que profissionais da comunicação pudessem informar com liberdade e com verdade. Então, coragem jornalistas! Não tenham medo da censura, mas sim tenham repulsão pela mentira e a corrupção, males que afetam tanto a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário