5 de set. de 2011

Terceiro dia do Salipa estimula os jovens ao hábito da leitura

Este ano, o Salão do livro de Parnaíba – Salipa tem como tema: “Ler é tudo de Bom”. A Feira homenageia o escritor parnaibano, Renato Castelo Branco. Além de promover exposições e lançamentos de livros; Bate papo literário entre escritores e leitores; atividades culturais e musicais. O Salipa é uma realização da Prefeitura de Parnaíba, através da Fundação Quixote (Entidade Realizadora do Salão do Livro do Piauí - Salipi).

No terceiro dia de programação, o público pode assistir às palestras dos escritores: Antônio de Pádua Ribeiro dos Santos e Regina Navarro Lins. Além dos escritores, esteve presente o cineasta Douglas Machado.

O Salão também contou com a presença do grande escritor parnaibano, Assis Brasil. Assis apresentou a palestra: “Pensamento Estético” e declarou: “Sou um psicólogo amador, sou um conhecedor da mente humana”. A platéia o recebeu, com calorosas palmas.

Após a palestra, o escritor esteve presente no pátio do Porto das Barcas, para conversar com seus leitores. Devido a isso, o estudante Jorge Oliveira, afirmou que o Salipa oportuniza um contato maior com o escritor. “O Salipa me dá a oportunidade de conhecer o escritor mais do que sua obra”, disse o jovem.

A partir das 19h, a escritora e psicanalista, Regina Navarro, apresentou a palestra: “Amor e Sexo: o Futuro que se anuncia”. Durante a palestra, a escritora afirmou: “O amor é uma construção social. E em cada época se apresenta de um jeito”.

Durante estes três dias de programação, a Prefeitura de Parnaíba ofereceu um quite-livro, no valor de R$10, para que os estudantes de escolas municipais tivessem a oportunidade de comprar e desfrutar da leitura de um livro.

No encerramento da programação, o Salipa promoveu duas atividades musicais com: Concerto da Banda Municipal e Validuaté. E amanhã (4), o Salipa encerrará sua programação com a apresentação de chorinho com grupo Tradi Samba, na praça de eventos do Porto das Barcas. E também, o público irá conferir a palestra de Roseana Murray, que apresentará o tema: “Educação e Arte”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário